Ligue-se a nós

Notícias

A estratégia de IA do Japão está traindo os artistas de anime?

De acordo com a Bloomberg, a indústria de mangás do Japão vale atualmente até 14 bilhões de dólares, com muitos personagens de alto valor comercial, como Dragon Ball, Pokémon, etc. No entanto, mangás, animes e outras indústrias criativas estão sendo ameaçadas pelo surgimento da IA. Com a ajuda da IA, qualquer um pode facilmente imitar obras de arte que artistas passaram um tempo considerável criando.

A batalha pelo futuro da arte nesta era da IA ​​está acontecendo no mundo todo, e até o Japão precisa atualizar suas leis para proteger os criadores e suas obras de arte.

Apesar disso, as leis no Japão ainda são favoráveis ​​à IA e priorizam a necessidade de dados de empresas de tecnologia, então não há proteção suficiente para os artistas, que estão trabalhando duro para promover a cultura japonesa.

Anúncio

A última vez que o Japão atualizou sua lei de propriedade intelectual foi em 2018, mas ainda é vaga, então alguns acreditam que materiais protegidos por direitos autorais podem ser amplamente usados ​​para desenvolvimento de ferramentas de IA sem pedir permissão aos proprietários. Analistas da indústria criativa disseram que essa abordagem visava atrair empresas de tecnologia.

Em resposta a tal situação, um subcomitê da Agência de Assuntos Culturais do Japão disse que eles iriam rever questões relacionadas a direitos autorais de IA. No início deste ano, eles divulgaram um resumo sobre a atual lei de direitos autorais para obter reconhecimento dos desafios que os criadores estão enfrentando, no entanto, este documento não foi legalizado.

Enquanto isso, eles também estão fornecendo aconselhamento jurídico gratuito a artistas e entrando em contato com criadores para entender melhor suas dificuldades. A comentarista de tecnologia asiática da Bloomberg, Chatherine Thorbecke, destacou que o governo japonês é muito lento em tomar respostas, enquanto as empresas de tecnologia estão “utilizando” conteúdo na Internet para treinar modelos de IA.

Anúncio

Golpe Duplo

Para os criadores japoneses, eles estão enfrentando o dobro da pressão. Muitos sentem que suas obras estão sendo exploradas para criar as mesmas ferramentas que ameaçam seus meios de subsistência.

Uma pesquisa conduzida pela Japan Association of Creative Artists no ano passado descobriu que 92% dos ilustradores estão preocupados que seus trabalhos tenham sido copiados para desenvolver IA sem permissão. Cerca de 60% dos entrevistados também se preocupam com menos oportunidades de emprego.

tudo

Além disso, alguns dos personagens de mangá e anime mais amados do Japão também parecem ter sido usados ​​por IA. As mídias sociais estão inundadas com novas versões de IA desses personagens, como Hello Kitty com uma metralhadora ou Pikachu como um lutador.

A cópia não para em trabalhos estáticos. No início deste ano, a OpenAI revelou o Sora, uma ferramenta de criação de vídeo de IA. O cineasta Tyler Perry declarou que interrompeu os planos de expandir seu estúdio de US$ 800 milhões em Atlanta após ver as capacidades “chocantes” do Sora.

Anúncio

Sora representa um novo desenvolvimento em IA dentro da indústria criativa. Imagem: Medium.

Enquanto isso, a OpenAI não compartilhou publicamente informações detalhadas sobre os dados que a empresa usou para desenvolver o Sora. A diretora de tecnologia do Sora, Mira Murati, evitou perguntas sobre esse assunto em uma entrevista no início deste ano. Quando perguntada se o Sora usou vídeos do YouTube, ela disse: “Não tenho muita certeza sobre isso”.

A resposta de Mira também reflete um pouco a alarmante falta de transparência entre as empresas no desenvolvimento de IA. Enquanto isso, a OpenAI anunciou planos para abrir seu primeiro escritório asiático em Tóquio, e muitos acreditam que as regulamentações de IA aberta do Japão desempenharam um papel nessa decisão.

Anúncio

Imitação sem alma

Globalmente, questões de direitos de propriedade intelectual e direitos autorais de IA estão sendo levadas aos tribunais. A China está atualmente liderando o endurecimento das regulamentações legais sobre IA. Em um caso histórico no início deste ano, um tribunal em Guangzhou decidiu que um provedor de serviços de IA era responsável por violação de direitos autorais para produtos de saída semelhantes ao personagem de ficção científica japonês Ultraman.

tudo

Catherine Thorbecke sugere que o Japão, como uma potência cultural, deve adotar uma abordagem mais proativa ao exigir que as empresas de IA sejam transparentes sobre os dados que usam. O próximo passo pode ser estabelecer diretrizes claras sobre como compensar os artistas se suas obras forem usadas pela IA.

Permitir que empresas de tecnologia lucrem acessando o valor do trabalho gratuito de criadores, que já são mal pagos, pode aumentar a desigualdade de renda e prejudicar o futuro das indústrias criativas que dependem de esforços intelectuais, diz Thorbecke.

Além de ser criada a partir de obras roubadas, uma das maiores críticas à arte gerada por IA é que ela não tem alma e emoção. Hayao Miyazaki, o cineasta vencedor do Oscar, disse uma vez que ficou “enojado” quando viu uma animação gerada por IA. “Eu realmente sinto que isso é um insulto à vida”, disse ele em um documentário da NHK de 2016.

Anúncio

Fontes: Zing, japãotimes

Anúncio
Continuar Lendo
Anúncio
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Concerto da IU enfrenta demanda de cancelamento após comentário de Son Heung-min

Em 11 de setembro, um usuário identificado como fã de Son Heung-min postou em uma comunidade online, revelando que havia solicitado ao governo da cidade de Seul o cancelamento do show de IU, marcado para 22 de setembro no Estádio Sangam da Copa do Mundo de Seul.

O usuário expressou preocupação de que o grande público esperado no show pudesse piorar as condições do gramado, o que poderia afetar negativamente a partida das Eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA América do Norte e Central de 2026 entre Coreia do Sul e Iraque em 15 de outubro.

Eles também pediram que o show fosse cancelado imediatamente para permitir o manejo adequado do gramado para a próxima partida de futebol.

Anúncio

Além disso, este usuário citou a “Portaria de Instalação e Operação de Instalações Esportivas Municipais de Seul”, que afirma que o uso das instalações pode ser restrito ou cancelado se for considerado necessário para o gerenciamento das instalações.

Suspeitava-se que tal petição foi feita devido à insatisfação de Son Heung-min com as condições do campo após a partida das Eliminatórias Asiáticas da Copa do Mundo da FIFA contra a Palestina em 5 de setembro. Na época, o jogador de futebol observou que a má qualidade da grama afetava o controle da bola e o drible, dificultando um jogo de ritmo rápido.

iu-1-120924

Por outro lado, IU está programada para apresentar seu “2024 IU HEREH WORLD TOUR CONCERT ENCORE: THE WINNING” nos dias 21 e 22 de setembro no Estádio da Copa do Mundo de Seul, com mais de 100.000 ingressos vendidos em ambas as datas.

A agência da IU, EDAM Entertainment, havia declarado anteriormente que seguiria rigorosamente as diretrizes de uso do solo para minimizar os danos ao gramado.

Anúncio

“No dia do evento, prosseguiremos com os arranjos dos assentos e começaremos a limpeza imediatamente após o término do concerto de domingo. Também instalaremos tapetes de proteção de grama perfurada para garantir ventilação e irrigação adequadas. Para manter a melhor condição possível dentro do local, estamos continuamente coordenando com vários oficiais relevantes e cooperando ativamente”, declarou a agência.

Fonte: Naver

Anúncio
Continuar Lendo

Notícias

A transmissão ao vivo do NewJeans foi manipulada por Min Hee-jin?

newjeans osaka

Em 11 de setembro, os membros do NewJeans entregaram um aviso à empresa controladora da ADOR, HYBE, sobre a demissão do ex-CEO da ADOR, Min, por meio de uma transmissão ao vivo surpresa. Depois que o conflito entre o ex-CEO Min e a HYBE foi divulgado pela primeira vez em abril, esta é a primeira vez que o NewJeans expressou diretamente sua posição sobre isso. Ao contrário de sua menção anterior ao ex-CEO Min, desta vez eles mencionaram diretamente a HYBE e insistiram no retorno de Min ao cargo de CEO da ADOR.

Há opiniões mistas sobre essa transmissão ao vivo. Alguns dizem que não é sensato que membros tão jovens tenham que se apresentar e expressar sua posição, enquanto outros dizem que têm o direito de exigir um tratamento melhor como artistas da HYBE.

Isso também prova que essa transmissão ao vivo se tornou um tópico quente. Embora o NewJeans esteja atualmente em um grupo feminino de ponta no mercado global de K-pop, certamente é incomum para um grupo relativamente jovem expressar diretamente sua posição sobre a rivalidade interna de sua empresa. Como tal, é necessário olhar para as histórias e o que os membros tiveram a dizer a si mesmos.

Anúncio

▶Por que os membros fizeram tal transmissão ao vivo? Foi manipulado por Min?

Os membros deixaram claro que fizeram a transmissão ao vivo voluntariamente. A alegação é que não apenas a equipe da HYBE, mas também a equipe da ADOR não estavam cientes do plano. Eles também enfatizaram que não houve intervenção de Min. No entanto, como todo o vídeo era para criticar a HYBE e elogiar Min em um conteúdo bem preparado, muitas pessoas estão suspeitando que Min estava envolvido.

▶Problemas da HYBE apontados pelos membros do NewJeans: Vídeos vazados de trainees, isolamento da equipe, conflito com os Dolphiners, aviso unilateral de demissão de Min Hee-jin, alegação de “quebra de confiança de Min Hee-jin” pouco antes do retorno, a confiança dos membros em Min.

Anúncio

No final do vídeo, as meninas alertaram fortemente a HYBE sobre as consequências de suas ações e exigiram que Min Hee-jin retornasse ao seu cargo de CEO da ADOR.

Qual é a sua opinião?

Anúncio
Continuar Lendo

Notícias

Internautas estão preocupados que a HYBE possa impor sanções à NewJeans após uma transmissão ao vivo controversa

newjeans min hee jin thumbnail-091124

Na tarde de 11 de setembro, a NewJeans criou inesperadamente o canal do YouTube “nwjns” e abriu uma transmissão ao vivo sem permissão de sua empresa. Durante a transmissão ao vivo, os membros da NewJeans expressaram diretamente sua posição pela primeira vez sobre a controvérsia sem fim entre HYBE e Min Hee Jin.

Após um período de forte confronto com a HYBE, Min Hee Jin foi removida do cargo de CEO da ADOR pelo grupo no final de agosto deste ano. Isso foi como um choque para a NewJeans. As garotas expressaram continuamente sua confusão e medo sobre a situação atual. A transmissão ao vivo da NewJeans começou com uma atmosfera pesada, as garotas usavam roupas pretas e colocavam expressões sombrias e deprimidas. Apesar do contrato vinculativo com a HYBE, a NewJeans afirmou que Min Hee Jin foi quem criou a identidade do grupo e não poderia ser substituída.

Durante a transmissão ao vivo, a NewJeans compartilhou que se sentia isolada na nova ADOR, sem superiores em quem pudesse confiar. Hanni também expressou seu choque por ter sido ignorada por uma equipe da HYBE. A ídolo feminina deu a entender que um empresário havia pedido a outros artistas para ignorá-la. Quando ela estava cumprimentando outro grupo, o empresário do grupo disse para eles “ignorá-la”, fazendo Hanni se sentir magoada.

Anúncio

Além disso, a NewJeans expressou sua posição de não confiar na HYBE e ficar incondicionalmente do lado de Min Hee Jin, apesar das consequências imprevisíveis.

novos jeans min hee jin

No final da transmissão ao vivo, o NewJeans mencionou diretamente o nome de Bang Si Hyuk, pedindo à HYBE que retornasse a ADOR ao seu estado original: “Queremos que o presidente Bang e a HYBE retornem a ADOR ao seu estado original, com a gestão e a produção sob Min Hee Jin até 25 de setembro!” Após a transmissão ao vivo, o canal do YouTube “nwjns” também foi excluído.

jeans novos

Depois que o NewJeans falou arbitrariamente na transmissão ao vivo, a comunidade de fãs de Kpop ficou preocupada com o futuro do NewJeans. Declarar oficialmente guerra à agência colocará o NewJeans em risco. A HYBE pode congelar completamente as atividades do grupo para sempre. Se quiserem deixar a empresa, o NewJeans terá que pagar uma enorme taxa de compensação. Anteriormente, muitos especialistas estimaram que esse número era de até 200 bilhões de won para todos os 5 membros.

Anúncio
Continuar Lendo